quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Banco de Algas Marinhas das Costas do Rio Grande do Norte - Uma diferente apreciacao



BANCO DE ALGAS MARINHAS DAS COSTAS DO RIO GRANDE DO NORTE
Uma diferente apreciação
José Antonio Muniz - 1993
Esta análise foi realizada na década de 90 a partir do trabalho abaixo, publicado em 1981.
                A princípio utilizei o método do continuum, até observar que as amostras formavam várias manchas localizadas no mapa (ver mapa na postagem a seguir), o que fez mudar a minha atenção para uma análise da estrutura das comunidades em cada mancha.
                Cheguei a enviar alguns resultados para Dra. Sonia Barreto (UFRPE), no entanto, um acidente seguido de uma internação afastou a possibilidade da apresentação daqueles dados sob esta nova ótica, o que faço agora; já que ainda se presta no auxílio à ciência e conhecimento das comunidades ficológicas locais.
                Um dos objetivos principais do artigo publicado era a procura de bancos de algas de interesse econômico:
“A área prospectada parece não abrigar nenhum banco especialmente rico em espécies de agarófitas que possibilite uma exploração econômica.”

 
               
               

E mais:


“Quanto às espécies de importância econômica existentes na área, embora várias apresentem um valor potencial, na maior parte dos casos parecem ocorrer em quantidades relativamente pequenas, misturadas com outras espécies de menor valor.”

 
 


               
               
Frustrando este objetivo, os autores se fixaram principalmente na distribuição batimétrica (distribuição vertical) das espécies, mesmo assim sem obter um resultado satisfatório.
                No entanto, muitos dados foram publicados tais como: a posição geográfica, a profundidade, o tipo de substrato e a frequência das espécies em cada uma das amostras (estações), o que me deram subsídios para esta análise.
                O artigo foi publicado em um órgão público por isso creio não ter problema de copy right (caso esteja errado e só aqueles que tiverem direitos se manifestarem).






















































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição aqui